Descrição da Modalidade

Shiatsu que literalmente significa “pressão do dedo”, atua no fluxo da energia,que circula no corpo. E com a pressão dos dedos percorrem-se os canais e meridianos, promovendo o equilíbrio da energia,fazendo fluir onde estiver bloqueado, despertando onde estiver fraco e sedando onde estiver em escesso. Esse funcionamento normal da energia capacita o organismo a criar uma resistência natural, corrigindo as disfunções internas, prevenindo e tratando. É uma terapia manual desenvolvida na Japão, no início do século XX, embora originária da China. O terapeuta usa os polegares,as palmas das mãos e até mesmo o cotovelo, pressionando os pontos ao longo dos meridianos do corpo, de modo ritmado e modulado. Como resultado,relaxa o sistema nervoso e muscular, desenvolvendo um ritmo de respiração mais eficiente e um melhor equilíbrio energético. Para a medicina chinesa, os pontos doloridos no nosso corpo,são pontos de bloqueio de energia vital e sua desarmonia é a causa das doenças.

INDICAÇÕES
Qualquer pessoa sem limites de idade ou sexo, podem fazer shiatsu. Para: Desequilíbrios emocionais (ansiedade,fobias,depressao,stress,tpm,raiva,preocupação,etc), Insônia; Melhorar a circulação sanguínea; Equilibrar o sistema nervoso; Aumentar a capacidade do corpo de eliminar toxinas; Retardar o envelhecimento das células,contribuindo para a longevidade; Melhorar o tonus da pele; Reduzir a fadiga física e mental; Aliviar a dor causada por contraturas e má postura(dores nas costas e articulações); Cólicas menstruais,intestino preso,dor de cabeça; Aumentar os níveis de energia; Relaxamento; Promover a saúde e o bem estar geral.

CONTRA- INDICAÇÕES
Doenças agudas ou crônicas de base lesionar; Doenças infectocontagiosas; Doenças hemorrágicas em geral; Queimaduras e dermatites ulcerativas; Processos inflamatórios agudos internos e externos; Vasculhes e flebites; Sangramento ocasionado por trauma; Doenças cardiovasculares agudas; Processos degenerativos ósseos,neuromuscular ou orgânico em geral; Nevralgias na fase aguda.

OBSERVAÇÕES:
Antes de iniciar o tratamento o terapeuta faz uma anamnese no paciente e em seguida a terapia, com duração média de 60 minutos. Podendo fazer uso de técnicas afins como ventosas, moxaterapia de acordo com a necessidade.

Compartilhar
Informações Adicionais

Tomoko Nishimura - É graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN, fez especialização em Terapias Tradicionais Chinesas, promovido pela Universidade Estadual do Ceará -UECE. Registro no COMBRAC (Conselho Brasileiro de Acupuntura) sob número: 203.